Projetos

Imagens do Rio – 456 anos da Cidade do
Rio de Janeiro
(2021)

A convite da RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), o IMS produziu material comemorativo para os 456 anos da cidade, celebrados em 01/03/2021. Duas imagens do acervo do instituto foram fixadas em cada um dos 24 postos de salvamento da orla da cidade, retratando as proximidades do local de instalação sempre que possível.

Acompanhando as imagens em grande escala foram fixados painéis que contextualizam geograficamente cada obra, permitindo ao observador estabelecer relações espaciais com o entorno.

Mais informações

Vistas Situadas do Rio de Janeiro (2019 – 2021)

Protótipo de anotação de dados espaciais sobre fotografia de Georges Leuzinger (1813-1892). Largo do Paço e Chafariz do Mestre Valentim, c. 1865. Coleção Gilberto Ferrez, Instituto Moreira Salles.

O projeto Situated Views of Rio de janeiro: 19th and Early 20th Century Photography and Temporal Cartography é uma parceria entre a coordenação de fotografia do Instituto Moreira Salles, a Biblioteca Fondren e o Centro de Pesquisa em Humanidades da Universidade de Rice.

Com o apoio da Getty Foundation, o projeto tem como principal desafio a integração entre fotografias e mapas históricos na plataforma imagineRio.

Cooperação IMPA + IMS (2018 -)

Protótipo de interface para visualização de fotografias de Marc Ferrez (1843-1923) na plataforma Liquid Galaxy. Imagem: Luiz Velho / Visgraf

Desde junho de 2018, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada e o Instituto Moreira Salles mantém um acordo de cooperação com foco na investigação e no desenvolvimento de aplicações para difusão do acervo fotográfico do IMS.

Através da colaboração com o laboratório Visgraf, os interesses de pesquisa incluem a visualização de dados na plataforma Liquid Galaxy, atualmente instalada no IMS Rio.

Mais informações

Fotografia e memória urbana (2016)

Monoplotagem permite mensurar áreas da imagem utilizando modelos tridimensionais de terreno, em fotografia de Augusto Malta (1864-1957). Vista de Botafogo e Pão de Açúcar, c. 1910. Imagem: WSL Monoplotting / Instituto Moreira Salles

Em setembro de 2016, a coordenação de fotografia do Instituto Moreira Salles organizou o seminário Fotografia e memória urbana, no qual pesquisadores nacionais e estrangeiros tiveram a oportunidade de discutir temas relacionados ao georreferenciamento de fotografias históricas.

O evento foi realizado em parceria com a Casa da Suiça e o Instituto WSL, e contou com o apoio do Centro de Pesquisa em Humanidades da Universidade de Rice.

Rio: Primeiras Poses (2015)

Mesa interativa da exposição Rio: Primeiras Poses. Pesquisa e visualização de fotografias georreferenciadas sobre mapas históricos. Imagem: Superuber.

Em fevereiro de 2015, o IMS Rio inaugurou a exposição Rio: Primeiras Poses – Visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930), como parte de uma programação especial dedicada aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Com mais de 100 mil visitantes ao longo de um ano, a exposição apresentou diversas aplicações interativas a partir de fotografias urbanas concebidas em parceria com a Superuber.

Mais informações

Memória Rocinha (2014 – )

Participante do projeto observa a paisagem enquanto manipula uma reprodução de fotografia de Marc Ferrez (1843-1923). Imagem: Memória Rocinha / Instituto Moreira Salles

Parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha. Laboratório de pesquisa-ação colaborativo para compartilhar informações e construir conhecimento sobre os processos de transformação da paisagem social e urbana da Rocinha e seu entorno, ao longo de mais de um século de história.

Com apoio da coordenação de fotografia foram realizados visitas de campo que conectam pontos de vista entre passado e presente, produzindo novas fotografias e registrando relatos em vídeo dos moradores e frequentadores.

Mais informações